Oi galera

Oi galera peso a vcs que visitam o blog votarem na enquete e se possivel cometar e dizer o que o blog esta deixando a desejar. Desde já agradeço

sábado, 12 de maio de 2012

Tiziu


Tiziu

O tiziu é uma ave passeriforme da Família Emberizidae. Conhecido também como tizirro, saltador, veludinho, papa-arroz, bate-estaca (Rio de Janeiro), serrador, serra-serra e alfaiate.

Características

Tem cerca de 11,5 centímetros de comprimento. O macho é todo preto com brilho azul-metálico, exceto por uma pequena mancha branca na parte inferior das asas.
A fêmea é marrom-oliva na parte superior, amarelo-amarronzado na inferior, com o peito e laterais estriados de escuro. Fêmeas e imaturos são quase idênticos a várias outras espécies da família, especialmente às fêmeas dos papa-capins.

tiziu macho

tiziu fêmea

tiziu jovem

Alimentação

Alimenta-se principalmente de sementes de gramíneas como a braquiária, mas também captura insetos. Costuma frequentar comedouros com sementes e quirera de milho.

tiziu se alimentando

Reprodução

Procria em qualquer época do ano, pelo menos em algumas regiões quentes próximas à linha do Equador, como em Belém (PA). Quando solta seu canto (semelhante ao som da palavra “tiziu”, o que lhe valeu o nome popular), principalmente durante a reprodução, o macho dá um salto curto para o ar e mostra uma região branca sob a asa, voltando a empoleirar-se no mesmo local. Acredita-se que este ritual seja para defender seu território. Faz ninho na forma de uma xícara fina e profunda, sobre gramíneas. Põe de 1 a 3 ovos branco-azulados com pontos marrom-avermelhados.

Casal de tiziu

Ninho de tiziu

Ovo de tiziu

Filhote de tiziu

Hábitos

Estes pequenos pássaros são vistos com grande freqüência, geralmente aos pares, em áreas alteradas, descampados, savanas, campos e capoeiras baixas da América do Sul, exceto no extremo sul. Vive aos pares durante o período reprodutivo, porém, fora deste, reúne-se em grupos que podem chegar a dezenas de indivíduos. Nestas situações, freqüentemente mistura-se a outras espécies de pássaros que alimentam-se de sementes. Em regiões do Sudeste e Sul do País, como em São Paulo, desaparece durante o inverno, migrando para regiões mais quentes.

Bando de tiziu

Distribuição Geográfica

Presente em todo o Brasil e também do México ao Panamá e em todos os países da América do Sul.

  Ocorrências registradas

Galeria de Fotos


 

24 comentários:

  1. Boa tarde queria compra um Tiziu meu Email e tuninho51@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite que comprar um meu email é Igornetto21@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de adquirir um tiziu macho filhote meu email é georgecananea@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde gostaria de compra um tiziu macho filhote meu e-mail é Marcelodg1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, gostaria de comprar um Tiziu macho que esteja cantando.
    Meu email é alexandresvalladao@gmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, gostaria de comprar um Tiziu macho que esteja cantando.
    Meu email é alexandresvalladao@gmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Queria comprar um tiziu macho ou casal Pardinho meu emal fabiodograja@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de comprar um casal de filhotes de tiziu pardinho! Email patrickbraga93@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Boa noite queria pedir ajuda para uma duvida tenho um Tizil ele canta bem de pulo mais a noite ele fica macheando bastante oque isso significa
    Alguem pode ajudar desde já agradeço

    ResponderExcluir
  12. amigo eu gostaria de saber o valor de dois filhotes 1 macho e 1 fêmea!!!!

    lenonsoares77@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde eu gostaria de trocar um trocar meu Tiziu preto em pardo o meu esta cantando meu imail marlonsanto7959 @gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei o email errado e esse moisesefabiana2016@Gmail.com

      Excluir
  15. Estou enterrado na comprar de um tiziul macho email moisesefabiana2016@Gmail.com como Faso pra atiquuirir um

    ResponderExcluir
  16. gostaria de comprar um casal de tiziu. fabiogusmao51@gmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  17. Tenho um grupo pelo whatsapp chamado"pássaro tiziu" quem estiver interessado em fazer parte por gentileza me envie teu número de whatsapp para (11) 996994471

    ResponderExcluir
  18. Tenho um grupo pelo whatsapp chamado "pássaro tiziu". Quem estiver interessado em fazer parte do grupo por gentileza me envie teu número de whatsapp para (11)996994471

    ResponderExcluir
  19. Boa Noite gostaria de comprar em filhote de tizil macho

    ResponderExcluir
  20. Boa Noite. Alguem sabe me informar onde consigo um casal e TIZIL, aqui no Sul de Minas.

    sgtmarciomelo@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Boa noite. Gostaria de comprar um tiziu de pulo como faço para adquirir um meu imail é Fabiomenezes678@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de comprar um tizil macho o meu emeil é frota.chagas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. gostaria de comprar um filhote de tiziu, email christianaraujold@gmail.com
    zap 21989544797

    ResponderExcluir