Oi galera

Oi galera peso a vcs que visitam o blog votarem na enquete e se possivel cometar e dizer o que o blog esta deixando a desejar. Desde já agradeço

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Bigodinho


Bigodinho

O bigodinho, também conhecido como bigode, papa-capim, estrelinha ou cigarrinha (MG), gola-careta ou caretinha (CE), ocorre praticamente em todo o Brasil. É localmente comum em clareiras arbustivas, plantações, bordas de capoeiras e áreas com gramíneas altas, principalmente nas proximidades da água. Seu habitat é em campos abertos, campos cultivados e capoeiras. Devido ao canto, é ave apreciada e a captura para o comércio ilegal, junto com as alterações ambientais, acabaram por reduzir seus números em boa parte do país, especialmente no Nordeste.

Características

Mede 11 centímetros de comprimento. Tem um gorjear rápido e metálico. O macho é inconfundível, pelas áreas brancas na cabeça, responsáveis pelos nomes comuns. O contraste do negro do restante da plumagem das partes superiores é marcante. As partes inferiores são levemente cinza claro e, sob sol forte, podem parecer brancas. Bico característico, pequeno e todo negro. Junto com a longa cauda, corpo delgado e cabeça pouco volumosa, forma uma silhueta mais delicada do que a maioria das outras espécies do gênero. Essas características são fundamentais para ajudar na identificação da fêmea, especialmente porque costuma misturar-se aos outros coleiros nos bandos dessas aves granívoras. Como ela também é toda parda, um pouco mais clara nas partes inferiores, essa característica morfológica ajuda a caracterizá-la. Também o bico relativamente pequeno e com tom amarelado, principalmente na parte inferior.

bigodinho macho

bigodinho fêmea

bigodinho jovem

Alimentação

Alimenta-se basicamente de sementes. E é atraido facilmente com quirera.

bigodinho se alimentando

Reprodução

Vive em pares espalhados durante o período reprodutivo. Tem de 2 a 4 ninhadas por ano, com 2 a 3 ovos em cada uma.
Como nas demais espécies do grupo, o macho demarca o território, cabendo à fêmea toda a tarefa reprodutiva.

Casal de bigodinho

Ninho de bigodinho

Ovo de bigodinho

Filhote de bigodinho

Hábitos

Costuma formar bandos mistos com outros papa-capins no período de descanso. Sobe nos pendões de gramíneas para comer as sementes.

Bando de bigodinho



22 comentários:

  1. BOA NOITE......
    OLA AMIGO COMO FAÇO PRA ADQUIRIR UM CASAL DE ANILHAS PARA BIGODINHO, POIS MORO EM TANGARA DA SERRA - MT.E POR AQUI NAO TEM CRIADORES DO MESMO....GANHEI UM CASAL MAS NAO TEM ANILHA.
    SE NAO CONSEGUIR ANEL TEREI Q DEVOLVER POIS NAO IREI CRIAR IRREGULAR.
    GRATO
    ABRAÇOS
    SOARES.......

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de Adquirir Anilhas de Bigodinho Macho e Femea
    Como faço

    ResponderExcluir
  3. Alguem saber me informa alguns criadores de bigode gostaria de adqueri um.

    ResponderExcluir
  4. olá amigo
    Meu bigodinho parou de cantar há alguns dias
    estou nedicando com vermifulgo e polivitaminico canto lindo
    mas até... não surtiu efeito
    pode m dar dica de algo mas

    ResponderExcluir
  5. olá amigo
    Meu bigodinho parou de cantar há alguns dias
    estou nedicando com vermifulgo e polivitaminico canto lindo
    mas até... não surtiu efeito
    pode m dar dica de algo mas

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,gostaria de comprar um bigodinho como funciona?

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo moro em São Paulo na cidade de cotia . Gostaria de comprar um bigodinho macho cantador como faço ? Vc tem ou conhece alguém que tem , me fale por favor

    ResponderExcluir
  8. Olá como consigo comprar um bigodinho pardo....moro em santa catarina

    ResponderExcluir
  9. Olá como consigo comprar um bigodinho pardo....moro em santa catarina

    ResponderExcluir
  10. Como fasso para adquirir uma anilha para meu bigodinho

    ResponderExcluir
  11. bom dia, sou marcos estou procurando um casal de bigodinho anilhado com o registro. alguém tem ou sabe quem pode vender, sou aqui de Marilia-SP, meu numero de celular e (14)991673430.grato.

    ResponderExcluir
  12. gostaria de comprar um casal anilhado.

    ResponderExcluir
  13. gostaria de adquirir um casal de bigodinho, meu whatsapp 98987494480

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de compra um casal de bigodes anilhado e com registro tudo na legalidade 86 99582-5763

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de encontrar um casal de bigodinho em sp

    ResponderExcluir
  16. Olá boa tarde amigos criadores de bigodinho, me chamo Matheus e sou fanático por bigodinho, acabei de fazer meu cadastro no Ibama , eu tenho um bigodinho muito bom mais não tenho registro, estou precisando de uma doação de um casal para começar a criar tudo certinho, se alguém que cria quiser fazer essa boa ação ficaria grato , sou de Jundiaí interior de SP. Meu contato é esse: 11964926473

    ResponderExcluir
  17. Olá mim chama Alex estou querendo um bigodinho pra criar como faço pra adquirir um pássaro desse .sou de penedo interior do RJ.

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de adquirir um pássaro bigodinho, como faço para poder comprar?

    ResponderExcluir