Oi galera

Oi galera peso a vcs que visitam o blog votarem na enquete e se possivel cometar e dizer o que o blog esta deixando a desejar. Desde já agradeço

sábado, 12 de maio de 2012

Chorão


Chorão

O chorão é uma ave passeriforme da família Emberizidae. Conhecido também como bico-vermelho (Espírito Santo), boiadeiro (Minas Gerais), cigarra-bico-vermelho, cigarra-rainha, patativa-chorona e chorona (São Paulo).
Como todos os outros membros do gênero Sporophila, pode ser chamada de “papa-capim” acompanhada de algum outro adjetivo. Sporo é semente e, phila provem de phyllo que significa afinidade. seriam realmente os “que tem afinidade com sementes” ou “papa-capim”. O termo leucoptera significa “asa-branca” onde, leucos é branco e, pteros é asa.

Características

Mede cerca de 12,5 centímetros de comprimento. O macho é cinza nas partes superiores e branco nas inferiores e a fêmea é marrom-olivácea nas partes superiores e bege-amarronzada nas inferiores; os jovens são pardos.
A parte característica do canto é um assovio melancólico ascendente, repetido sem pressa.

chorão macho

chorão fêmea

chorão jovem

Alimentação

Granívoro.

chorão se alimentando

Reprodução

Tem de 2 a 3 ninhadas por estação, com 2 a 3 ovos em cada uma.

Casal de chorão

Ninho de chorão

Hábitos

É espécie comum, que habita áreas de gramíneas com arbustos e emaranhados de vegetação, quase sempre próximo à água, em áreas pantanosas e margens de rios e lagos. Vive solitária ou em pares espalhados e raramente se associa a outras espécies.

Distribuição Geográfica

Presente nas ilhas da foz do rio Amazonas e leste do Pará, Maranhão, Piauí e Pernambuco, em direção sudeste até Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, e em direção oeste até Goiás e Mato Grosso. Encontrada também no Suriname, Peru, Bolívia, Argentina e Paraguai

  Ocorrências registradas

Galeria de Fotos


Nenhum comentário:

Postar um comentário