Oi galera

Oi galera peso a vcs que visitam o blog votarem na enquete e se possivel cometar e dizer o que o blog esta deixando a desejar. Desde já agradeço

sábado, 12 de maio de 2012

Encontro de bananeira


Encontro

O Encontro é uma ave passeriforme da família Icteridae. Conhecido também como primavera, inhapim (Pantanal), encontro (Rio Grande do Sul), melro, merro e soldadinho (Paraná e São Paulo), pega, soldado, maria-pretinha, gorricho, guacho (algumas localidades de Goiás), rouxinol-da-amazônia e xexéu-de-banana e alguns o chamam também de xexéu-soldado.

Características

O corpo longilíneo, terminado por uma longa cauda, produz uma silhueta característica, ainda mais sublinhada pelo bico fino. Sobre as asas, no encontro (razão de um dos nomes comuns) apresenta uma área de penas diferenciadas: castanhas para subespécie valenciobuenoi (Sul e Centro Oeste) ou amarelas para subespécie tibialis (Sudeste, Nordeste e Centro Oeste).

encontro adulto

encontro jovem

Alimentação

Sempre metido no meio da vegetação da copa ou das bordas, procura invertebrados, frutos e flores. Como o joão-pinto, suga o néctar das flores, abrindo-as ou enfiando o bico, às vezes a cabeça, na corola. Gosta das flores de ipê, tarumã, piúva e pombeiro, entre outras.

encontro se alimentando

Reprodução

Cada casal constrói seu ninho em forma de bolsa, distante dos demais. Possui um canto flautado, mas costuma imitar várias outras aves em suas longas estrofes improvisadas. Entremeia o canto das outras aves com um chamado curto e grave, próprio. Tem normalmemte 1 ninhada por estação com 3 ovos.

Casal de encontro

Ninho de encontro

Hábitos

Comum nos ambientes florestados, também utiliza-se de capões de cerradão e árvores ou arbustos isolados próximos à mata. Vive solitário, aos pares e, eventualmente, em bandos, às vezes junto a bandos mistos. Nas manhãs frias, gosta de pousar em galhos expostos para tomar sol nas primeiras horas do dia.

Bando de encontro

Distribuição Geográfica

É observado em grande parte do Brasil, exceto uma área no noroeste do país.

  Ocorrências registradas 

Galeria de Fotos


5 comentários:

  1. O macho é um pouco mior no tamanho.fora isso so exame

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Não. Por ser da fauna brasileira, a criação ilegal em cativeiros, é visto como crime ambiental e a pessoa pode ter diferentes punições.

      Excluir
    2. Se vc for registrado no Ibama ..vc pode adquirir sim..registrado

      Excluir